Se você ouviu falar que é possível ganhar dinheiro vendendo fotos na internet e quer saber como aproveitar essa oportunidade para ter mais uma fonte de renda, está no post certo!

Preparei um verdadeiro guia passo a passo explicando:

  • Como funciona para vender fotos na internet.
  • O que é preciso para começar
  • Quais fotos podem ser vendidas.
  • Os principais sites onde você pode vender suas fotos e como começar a utilizá-los passo a passo.

Confira!

 

Como funciona vender fotos na internet

Explicando de forma bem simples, vender fotos na internet funciona assim: você envia suas fotografias para sites especializados (conhecidos como bancos de imagens ou agências de fotografia microstock), onde elas ficam a venda.

Quando alguma foto é vendida, você recebe uma parte do valor.

Na verdade, o que os clientes compram é uma licença para baixar e utilizar as fotos sem correr o risco de ter problemas no futuro com direitos autorais, porque são imagens livres de royalties.

Isso significa que, ao adquirir uma licença, o comprador faz um único pagamento e fica livre da obrigação de pagar royalties ao autor cada vez que for utilizar a foto.

Uma mesma fotografia pode ser licenciada por diferentes compradores e cada vez que isso acontece, o autor recebe seu percentual sobre a venda.

Alguns sites também permitem que você disponibilize fotos gratuitamente para download. Mas, aí vem a pergunta: por que eu disponibilizaria minhas fotos de graça?

A resposta é: para ir construindo seu portfólio e começar a dar visibilidade ao seu nome. Como as chances de uma foto grátis ser baixada é muito maior, funciona como uma forma de publicidade para quem está começando.

Quem compra?

Principalmente agências de publicidade, sites, blogs, editoras, jornais e revistas (impressos e online) que precisam de imagens para suas produções.

Para essas empresas, sai muito mais barato comprar licenças para o uso de fotos em sites de fotografia do que produzir as próprias imagens, além de ser mais rápido e prático.

 

É preciso ser fotógrafo profissional para vender fotos online?

Não. Fotógrafos amadores também podem ganhar dinheiro vendendo suas fotos em bancos de imagens. Porém, é fundamental conhecer conceitos básicos de fotografia para produzir um material de qualidade.

Cada foto é avaliada antes de ser aceita para comercialização, utilizando critérios que podem variar de acordo com o site de fotografia. Logo, uma foto que foi rejeitada por um banco de imagens pode ser aceita por outro.

Aqui vale lembrar que existem muitos materiais gratuitos ou de baixo custo na internet para quem quer aprender fotografia.

Fotos de celular, dá para vender?

Sim, sem dúvida. Mas, é preciso que as imagens atendam aos requisitos técnicos mínimos do banco. Em geral, as fotos precisam estar no formato JPEG e ter no mínimo de 3 a 6 megapixels (pixel é a unidade básica de uma imagem digital) para serem aceitas.

Quais tipos de fotos vendem mais?

Quando você navega na internet ou vê alguma mídia impressa, quais são as imagens que aparecem com mais frequência? É provável que você pense em:

  •  Pessoas.
  • Paisagens.
  • Animais.

De modo geral, podemos dizer que esses são os tipos de imagens mais procurados e, portanto, os que mais vendem.

Porém, “pessoas” e “fotografia de paisagem” são termos genéricos. Dentro desses conceitos poderíamos citar, “pessoas em situações de trabalho”, “panorama” ou, “paisagens do interior do Brasil”.

Para ter uma noção melhor e se inspirar, você pode dar uma olhada em fotos de cada categoria nos bancos de imagens.

 

Onde vender suas fotos?

Existem diversos bancos nos quais você pode colocar suas fotos para venda, centenas, provavelmente.

Porém, é um desperdício de tempo e energia sair “atirando para todos dos lados”, o melhor é centralizar seus esforços em sites confiáveis e onde as chances de ter retorno são maiores.

 

Melhores bancos de imagens para vender fotos online

Para facilitar as coisas, fizemos uma lista dos melhores bancos para vender suas fotografias online:

  • Shutterstock
  • Adobe Stock (Fotolia)
  • iStock Photo
  • Pond5
  • 123RF
  • DeposiPhotos
  • Alamy
  • Dreamstime
  • CanStockPhoto
  • Bigstock
  • EyeEm
  • Getty Images

Começando a usar os sites para vender fotografia online

 

Confira agora o passo a passo para começar a vender suas fotos em bancos de imagens:

 

1.Crie sua conta

O processo é praticamente igual em todos os sites. Primeiro, você tem que criar uma conta informando um e-mail válido e registrando uma senha. Também é preciso confirmar que você é maior de 18 anos. Depois é preciso completar um cadastro com suas informações pessoais e enviar uma cópia digitalizada de um documento de identidade com foto.

Por mais chato e trabalhoso que isso pareça, leia atentamente os termos de uso de todos os sites de fotos antes de enviar suas imagens para avaliação.

Uma questão importantíssima que você precisa verificar é se o banco de imagens exige exclusividade sobre a comercialização do material. Nesse caso, você não poderá disponibilizar a fotografia em outros sites.

 

2.Envie as imagens para análise

Agora é hora de enviar sua primeira foto (ou primeiras) para avaliação. Siga as instruções do site para fazer o upload de imagens corretamente. Depois de algum tempo, que varia conforme o site (pode ser de apenas 24 horas ou mais de 15 dias), você receberá um feedback dizendo se foi aprovado ou não.

Caso suas fotos sejam reprovadas, veja quais foram os motivos que levaram a isso (vem especificado no feedback) e tente novamente. Alguns tipos de imagem exigem o envio de uma autorização, como aquelas onde aparecem pessoas (autorização de modelo) ou propriedades particulares. Os formulários de autorização são disponibilizados para download pelos próprios sites.

Vale mencionar que a maioria dos sites de fotografia também trabalha com ilustração vetorial e vídeos.

 

3. Espere pelas vendas e suba mais fotos

Depois de ser aprovado nessa avaliação inicial, suas fotos estarão disponíveis para compra e você poderá subir novos arquivos para avaliação e venda. Note que é preciso adicionar um título e palavras-chaves que facilitem a localização da imagem por eventuais compradores.

Como você recebe ?
Cada vez que uma foto sua é vendida, você recebe um percentual sobre o valor total da venda. Esse valor vai sendo acumulado em sua conta no estoque de fotos e, ao atingir o limite mínimo para saque (varia conforme o site), você pode transferir o montante para sua conta do PayPal.

O PayPal é um sistema eletrônico de pagamentos, no qual você pode criar uma conta gratuita de forma simples. Ao receber um pagamento pelo Paypal, é descontada uma taxa sobre o valor total e depois você pode transferir o dinheiro para sua conta bancária sem nenhum custo adicional.

Quanto é possível ganhar?
Isso vai depender do número de fotos que você publicar, do valor que é atribuído a cada imagem, tipo de licenciamento e, claro, à quantidade de fotografias vendidas.

O percentual que os sites pagam sobre o valor de cada venda vai de 20 até 50%, aproximadamente.

 

 conclusão 

É perfeitamente possível ganhar dinheiro vendendo fotografias em bancos de imagens online, porém, não se trata de uma fórmula mágica para enriquecer da noite para o dia.

Você não precisa fazer grandes investimentos para começar. Basta saber tirar boas fotos, entender os critérios de seleção dos sites e ter paciência para esperar seus lucros começarem a surgir.

Dificilmente essa será sua principal fonte de renda, mas é uma opção interessante para amantes da fotografia profissionais e amadores.

Afinal, você ganha dinheiro fazendo algo que gosta (fotografando!) e toda a parte burocrática fica por conta dos sites. É uma forma de ser remunerado para exercitar sua criatividade e ir aprimorando suas habilidades na fotografia.

Sem falar que uma única foto pode continuar rendendo lucros por tempo indeterminado.

Depois de acompanhar esse passo a passo, é hora de colocar a mão na massa: faça seu cadastro e envie suas melhores fotos para os bancos de imagens.

Vale a pena procurar com cuidado nos seus arquivos, incluindo Instagram e Flickr. Quem sabe você não encontra grandes fotos esquecidas?

E caso não seja aceito de primeira em algum site de fotos, nada de desistir. Veja quais foram os pontos que motivaram a reprovação e tente novamente.

Lembre-se de que persistência e paciência são fundamentais para ter sucesso com esse negócio.

Agora é hora de deixar seu comentário aqui embaixo sobre o que achou do post. Esperamos que tenha tirado todas as suas dúvidas!

 

 

 

Como vender fotos na internet: saiba tudo
5 (100%) 3 votes

Pin It on Pinterest

Shares
Share This