Você seguiu meus conselhos e criou um blog? Perfeito! Então agora vou explicar em uma série de 3 artigos os 3 critérios que você deve respeitar para impulsionar seu blog entre os mais conhecidos e gerar dinheiro.

Inicialmente, gostaria de lembrá-lo de que você não precisa ser tecnicamente experiente para criar um blog interessante, interativo e bonito.

Pois, atualmente as plataformas de blog oferecem todas as ferramentas necessárias para evitar que você precise aprender sobre questões técnicas. Portanto, você pode se lançar logo nessa aventura, sem medo!

Os critérios que apresentarei nesta série são fruto do bom senso e da minha experiência, assim como de várias leituras sobre o assunto.

Neste post inicial, vou revelar a primeira coisa que você precisa pensar antes de escrever seu primeiro artigo. Trata-se obviamente do assunto principal do seu blog.

 

Como encontrar um bom assunto

Em geral, um blog é composto de vários artigos, nos quais o autor compartilha seu ponto de vista sobre um assunto geral.

Esse assunto principal do blog também é chamado de nicho. Veja alguns exemplos de assunto principal para blog:  

  • Viagens.
  • Games.
  • Veganismo.
  • Balé.
  • Esoterismo.
  • Carros.
  • Relacionamento.
  • Ganhar dinheiro.
  • Saúde.
  • Tecnologia.
  • Maternidade.
  • Educação.

Dentro desses nichos gerais você pode escolher um assunto mais específico para o seu blog, como, “ganhar dinheiro em casa”, “carros elétricos”, “como viajar com pouco dinheiro” ou mesmo, “dicas de passeios no Rio de Janeiro”.

Depois de escolher o assunto principal do blog, você já pode começar a pensar nos temas dos artigos (textos). Depois é só colocar a mão na massa, escrever seus primeiros textos e aguardar os comentários dos leitores.

No blog os leitores enviam comentários sobre os artigos postados. Esses comentários podem conter elogios, dúvidas, sugestões ou críticas sobre o que você escreveu.

Artigos e comentários são o diferencial dos blogs, em comparação a outros sites mais tradicionais (sites de vendas on-line, página oficial de um artista conhecido etc.).

A página principal do blog permite listar os últimos artigos publicados, ou os mais populares, isso é opcional . 

Se você realmente gosta de um blog, para evitar voltar a cada hora para ver se um novo artigo foi publicado, inscreva-se no feed RSS ou na newsletter (se houver) e assim, receberá uma notificação a cada nova publicação.

 

Como escolher o assunto certo certo?

Então, isso significa que é uma boa ideia começar um blog sobre “passeios nas montanhas”? Não necessariamente.

Se você conseguir o primeiro lugar nos resultados de pesquisa do Google para “passeios nas montanhas”, mas receber apenas 150 visitas por dia, isso não é tão interessante!

A menos que você consiga fazer com que uma parte significativa dessas 150 visitas virem lucros (oferecendo excursões com duração de vários dias e ganhando comissões sobre cada venda, por exemplo).

O assunto principal certo para um blog deve ser encontrado a partir dos seguintes fatores:

 

  • O interesse que você tem no assunto em questão. É verdade que se o assunto não lhe interessar, você pode pagar alguém para escrever os artigos.  Mas, com paixão, as coisas ficam muito mais fáceis. Eu, por exemplo, adoro mostrar dicas e truques para ganhar dinheiro e não preciso passar horas e horas pensando antes de criar um novo artigo. 
  • Competição sobre o assunto. Se o assunto é muito competitivo, será mais difícil se destacar de outros blogs que tratam do mesmo tema.  Se for menos competitivo, você terá acesso mais fácil ao Graal (primeiro lugar nos resultados de pesquisa do Google). 
  • Tráfego potencial. Deve ser um assunto que desperta interesse em um número significativo de pessoas. Se você criar um blog sobre “pássaros da China”, por exemplo, é provável que não consiga atrair tráfego, porque pouquíssimas pessoas se interessam por esse assunto.
  • Potencial de lucratividade. Existem várias maneiras de monetizar um blog: publicidade, recomendação de produtos, assinatura de um clube premium, serviços de consultoria pagos… mas isso não significa que qualquer blog possa gerar dinheiro. Por isso, ao escolher um assunto, você também deve pensar nas possibilidades de monetização dentro desse nicho para o seu blog.

Cuidado, você pode pensar que o tráfego e a concorrência em potencial andam juntos, mas nem sempre é o caso. Assuntos de baixo tráfego podem ser muito competitivos, especialmente se eles geram muito dinheiro.

 

Ferramentas que podem lhe ajudar 

Para lhe ajudar a avaliar a qualidade do seu assunto principal e a concorrência em seu nicho, existem ferramentas como o planejador de palavras-chave do Google, Ahrefs ou SE Cockpit.

Você tem um blog? Está satisfeito com o assunto que escolheu?

[Total: 2    Média: 5/5]
RECEBA GRÁTIS SEU GUIA!

RECEBA GRÁTIS SEU GUIA!

 

Conteúdo inteiramente desenvolvido para ajudar você a encontrar maneiras de como melhorar sua renda e seu ganhos.

Aproveite e convide seus amigos. Uma boa dica, a gente compartilha!

Inscrição realizada com sucesso!

0 Compart.
Compartilhar
Pin
Twittar
Compartilhar