Pedir aumento de salário costuma ser um tema delicado, pois, muitos funcionários acreditam que merecem receber mais, porém, não fazem ideia de como falar sobre isso com os superiores.

Seria melhor que o tal aumento viesse naturalmente, se você cumpre suas funções de maneira exemplar e entrega valor para a empresa, certo?

Mas, e quando você está esperando há tempos e o salário nunca sobe? Bem, então é hora de se preparar para uma conversa com seu chefe…

Ao longo do artigo você vai ver uma série de dicas para pedir um aumento salarial e atingir seu objetivo.


  Escolha com cuidado o local e horário da conversa

Escolha um horário de maior tranquilidade na rotina da empresa e um local apropriado, com menor chance da conversa ser interrompida. Até as variações de humor habituais do chefe podem ser consideradas. Escolha a parte do dia em que ele ou ela costuma ter uma postura mais receptiva e amigável.


  Tenha uma visão realista do mercado de trabalho

Pesquise se o salário atual é compatível com seu cargo e experiência antes de solicitar um aumento, levando em consideração o porte da empresa.

  Analise a situação financeira da empresa

Se a empresa estiver passando por um momento financeiro complicado, talvez seja melhor adiar o pedido de aumento. Até porque nessas circunstâncias seu pedido pode ser inviável. E você vai passar a impressão de que não conhece seu próprio mercado.

 
  Considere seu desempenho no cargo

Faça uma análise honesta de como vem desempenhando suas tarefas nos últimos meses. Pense em como você tem contribuído para o crescimento da empresa. O resultado dessa reflexão pode embasar suas razões para justificar o aumento.


  Se prepare para uma resposta negativa

Prepare-se emocionalmente para ouvir um “não”. Isso vai permitir que você argumente com mais tranquilidade e não perca o controle caso o pedido seja negado. Se o aumento for mesmo recusado, pergunte educadamente pelo motivo e sobre o que você pode fazer para obter um aumento no futuro.


  Mantenha a empresa como foco ao argumentar

Problemas financeiros e questões pessoais em geral não devem servir como argumentos para pedir um salário maior. Foque a conversa nas suas contribuições à empresa.


  Fale de maneira assertiva

Seja assertivo: vá direto ao ponto na hora de solicitar o aumento, mas sem adotar uma postura agressiva nem causar constrangimento ao seu superior.


  Considere assumir novas tarefas

Se estiver disposto a assumir novas tarefas e responsabilidades, pode ser mais fácil conseguir um aumento. Entretanto, é preciso detalhar quais serão suas novas atribuições ao fazer o pedido e demonstrar que você tem condições de desempenhar tais funções.


   Considere assumir novas tarefas

Talvez a resposta não venha de imediato após fazer a solicitação. Pode ser ainda que seu chefe tente negociar o percentual de aumento. De qualquer forma, se prepare para ouvir, fazer concessões e aguardar, se for necessário.

Argumentos para pedir aumento de salário

 

Já vimos que problemas financeiros pessoais não são boas razões para justificar um pedido de aumento.

Na verdade, dizer que você precisa de um salário mais alto porque o atual não cobre suas despesas pode soar como “não sei controlar minhas finanças” para o seu chefe.

Veja agora alguns exemplos de argumentos para solicitar um aumento:

 

  • Demonstrar que seu salário está defasado, considerando seu cargo, atividades desempenhadas, experiência e porte da empresa. Por isso é importante fazer uma pesquisa prévia sobre o mercado de trabalho.
      • Informar que recebeu uma proposta de outra empresa com um salário mais alto. Só use esse argumento se for verdadeiro, e de modo que não pareça uma chantagem.
       
      • Resultados comprovados que demonstrem sua competência e comprometimento. Fale de maneira objetiva sobre contribuições que você tem feito à empresa e que justificam seu pedido de aumento.
    • Quanto pedir de aumento?

      Não existe uma fórmula pronta para calcular o percentual de aumento, mas, alguns especialistas sugerem pedir entre 5% e 20% a mais sobre o salário atual.

      Lembrando que é preciso ter bom senso, para pedir um valor que faça diferença para o funcionário e ao mesmo tempo não “assuste” o chefe.

       

      É possível pedir aumento de salário por escrito?

      Sim. É possível fazer uma carta na qual serão expostos os argumentos para justificar o pedido de aumento.

      Mas, ainda assim, será necessário uma reunião para conversar sobre o tema pessoalmente com seu chefe. Logo, pedir por escrito não é uma solução mais “fácil”.

      Conclusão

      Ter um ambiente de trabalho saudável e receber o devido reconhecimento por suas ações é importante para qualquer profissional.

      Entretanto, temos que admitir, o salário continua sendo um elemento chave do bem-estar e da motivação no trabalho.

      Inicialmente, o salário pode não ter sido o principal motivo para você aceitar um emprego.

      Porém, cedo ou tarde surgirá a necessidade de receber uma remuneração compatível com suas tarefas.

      Isso porque o salário é sim uma fonte de motivação, especialmente naquelas manhãs em que você não tem o menor ânimo de levantar da cama para ir ao trabalho.

      Portanto, se você é um funcionário eficiente e que traz resultados, mas não recebe uma remuneração compatível com seu desempenho, é hora de pedir aumento!

      Obviamente, querer um aumento de salário (ou precisar de um) não é suficiente. A questão é saber o momento certo de solicitá-lo e justificar seu pedido com as palavras certas.

      Seguindo as dicas apresentadas no artigo, você tem mais chances de conseguir seu merecido aumento.

      Sabia que, além do seu salário, você pode ter diversas fontes de renda extra, especialmente pela internet?

      Quer receber ideias originais sobre como ganhar dinheiro direto no seu e-mail? É só assinar a newsletter do 123 Dinheiro!

      [Total: 2   Average: 5/5]
      0 Compart.
      Compartilhar
      Pin
      Twittar
      Compartilhar