Como ser figurante

Figurante: como ser e trabalhar com isso

Neste artigo vou compartilhar com vocês tudo o que descobri sobre como ser um figurante, para ajudar aqueles que querem participar em novelas, séries, filmes e peças publicitárias.

Além de garantir uma renda extra, fazer figuração permite conhecer de perto o mundo por trás das cenas, incluindo a rotina de gravações e, claro, atrizes e atores famosos.

Por outro lado, trabalhar como figurante também exige muita disciplina e responsabilidade. Mas, se você tem disposição para encarar o desafio, saiba que as oportunidades são muitas!

Imagine uma cena (de filme, série, novela etc.) em que um dos personagens principais vai ao shopping. Ficaria bem estranho se ele aparecesse sozinho, sem outras pessoas passeando pelos corredores e saindo e entrando nas lojas, certo?

Ou em um restaurante, se o casal principal ocupasse uma das mesas e as demais estivessem todas vazias.

Então, o trabalho dos figurantes é justamente esse, dar maior veracidade às cenas, ajudando a deixar os cenários o mais próximo da realidade possível.

Porém, é importante saber diferenciar a figuração dos papéis menores, também chamados de “pontas”. Os figurantes não têm falas, apenas ajudam a compor as cenas, como já falei.

Porque, de acordo com as leis que regulamentam a profissão de artista no Brasil, é preciso ter o registro profissional (DRT) para atuar, ou seja, interpretar falas. Já os figurantes não precisam ter formação profissional nem registro.

video-aula - Info produto ROTINA DE TRABALHO

Os figurantes são contratados por dia, sendo que a jornada de trabalho padrão é de 12 horas. Às vezes há necessidade de estender as gravações por mais de 12 horas, mas nesses casos é pago um valor adicional.

A figuração precisa chegar bem antes do elenco principal, para que tudo (roupas, maquiagem, cabelo etc.) fique pronto a tempo e não ocorram atrasos nas gravações.

É preciso ter paciência para esperar por longas horas, antes e após as gravações. Muitas vezes também é preciso suportar o calor ou frio (em cenas externas) e ficar sem comer por muito tempo.

O que um figurante não deve fazer

É muito importante saber um figurante não deve nunca:

  • Assediar os atores (pedir para tirar fotos, dar autógrafos, puxar conversa etc.).
  • Tentar se destacar nas cenas. Nada de olhar para a câmera ou tentar ficar perto do elenco principal, por exemplo.

Essas atitudes podem fazer com que o figurante seja expulso do ambiente de gravações e nunca mais receba convites de trabalho.

Para se descontrair um pouco, dê uma olhada nesse video de 4 minutos, feito pelo Parafernalha.

Como ser figurante ?

Para conseguir trabalhos como figurante, é preciso se cadastrar em agências que prestam serviços para emissoras de TV e produtoras de audiovisual.

Geralmente não é cobrada nenhuma taxa de cadastro e o candidato só precisa enviar algumas fotos de boa qualidade. Não é preciso investir em uma superprodução, em termos de roupas e maquiagem, para as fotos. Pelo contrário, quanto mais natural a pessoa estiver, melhor.

Outro jeito de encontrar oportunidades como figurante é procurar diretamente em sites de vagas de emprego. Faça uma busca no Google com os termos “vaga de figurante, nome da sua cidade”.

Experimentei fazer isso enquanto reunia informações para o artigo e encontrei vários anúncios.

Quanto ganha um figurante?

Depende do tipo de produção, mas podemos dizer que o cachê de figurante vai de R$47 a R$300, para uma jornada de 12 horas de trabalho.

Geralmente o valor da diária é pago em até 30 dias após a gravação, mas em alguns casos se recebe no mesmo dia.

Esse é um bom motivo para ficar atento à reputação de uma agência de figurantes antes de se cadastrar — o risco de levar um calote!

Já pensou, trabalhar e depois não receber? Foi o que aconteceu com um grupo de figurantes que participaram das gravações de uma novela da Rede Globo em 2018. Nesse caso, felizmente, a emissora assumiu a responsabilidade e pagou a equipe de figuração.

Conheça as vantagens e desvantagens

Como qualquer outra atividade, ser figurante tem suas vantagens e desvantagens. Vejamos as principais.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

Quem pode ser figurante?

Qualquer pessoa! Não existe um “perfil” para ser figurante. Logo, há oportunidades para pessoas de todas as idades e biotipos. Desde bebês até idosos, pessoas com deficiência e de todas as etnias podem encontrar oportunidades na figuração.

Como fazer para se inscrever

Como falei, é preciso se cadastrar em agências que trabalham com figuração ou procurar diretamente por vagas em sites de emprego.

Para facilitar, fiz uma pequena lista de agências e sites a seguir.

Agências para se cadastrar

Vale dizer que a produção audiovisual no Brasil se concentra no eixo Rio-São Paulo. Por isso, a maior parte das agências está localizada nesses dois estados, especialmente no Rio de Janeiro, onde ficam os estúdios da Rede Globo e a sede da Record TV.

Conclusão

Trabalhar como figurante é mais uma opção para ganhar dinheiro e ainda sair da rotina, entrando em contato com o mundo da TV e do cinema.

É verdade que a jornada de trabalho é puxada, mas ainda sim tem muita gente que acaba fazendo da figuração sua principal fonte de renda.

Acredito que é uma alternativa interessante para conciliar com as muitas outras opções de renda extra que apresento aqui no blog.

E você, acha que vale a pena trabalhar como figurante? Vai tentar uma oportunidade? Deixe um comentário!

Deixei sua classificação!

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos 9

27 comentários em “Figurante: como ser e trabalhar com isso”

      1. Natasha Lopes de Carvalho

        Meu sonho é ser atriz, é começar sendo figurante vendo como é a rotina dos atores seria um sonho pra mim. Se alguém me dar essa oportunidade vou ser muito grata eternamente .

        1. Gostaria muito de inscrever minha para fazer figuração mas é tão difícil no consigo inscrever ela.
          Moro no Rio de Janeiro Jacarepaguá anil..
          Minha e especial tem microcefalia paralisia cerebral começou a andar tem um Ano.. vai ajudar muito ela no desenvolvimento moto .

      1. Ana Célia Alves Santos da Silva

        Meu sonho ser figurante, antes eu não podia por falta de tempo,mas hoje tá tranquilo , estou desempregada há 5 anos e minhas filhas estão criadas, queria muito realizar esse sonho, pois passo a maior parte do tempo dentro de casa!

    1. Boa noite! Adorei a informacao. Meu sonho e trabalhar na tv e poder esta no meio de pessoas, e trabalhar em equipes. Tenho ensino medio completo. 45 anos.

      1. Denise Bezerra Mattos

        Muito esclarecedor! Já fiz alguns cursos de teatro, passeando apenas por eles, porque estive por pouco tempo. Porque sempre pensei em estudar primeiro. Mas perdi meu pai com 19 anos, mãe, depois de a acompanhar, e me separei. Agora, mais livre, com o filho único bem casado, e já com o ensino médio, pretendo ser figurante, e dar início a profissão que me faz sorrir. Tenho 59 anos e aparento 42. Morena de estatura mediana. Já fui uma das escolhidas para ganhar uma bolsa de estudos num curso de Modelos, no Programa do ” O povo na TV”, com Cristina Rocha!

  1. Selma Oliveira dos Santos

    Seria uma experiência incrível, sou baiana de uma escola de samba em São Paulo, em 2018 estava com minha escola no Cacique de Ramos fui surpreendida por uma pessoa que trabalha na Globo me convidou para ser figurante em uma novela, fiquei com medo mas o rapaz me mostrou seu crachá, fotos e de sua esposa trabalhando na globo, ela estava presente também, só não fiquei porque isso aconteceu num domingo e a gravação seria na terça feira no Rio de Janeiro, já estávamos vindo para São Paulo. Seria uma nova oportunidade, senti a experiência no palco com teatro também, amei.

  2. Jennifer Paixão Bastos

    Bom eu Gostei da Informação, bem detalhada….. Já tem um Tempo que eu estava Pensando em ser Figurante , e estava pensando em me cadastrar, mais o problema é que eu não sou de Rio de Janeiro e nem de São Paulo, Sou do Estado de Manaus – Amazonas então fica difícil pra mim, queria ser figurante por que eu tenho disponibilidade, e se tivesse em alguma parte de dança eu seria boa em pegar coreografias… No momento eu só estudo, sou Nova tenho 14 Anos irei fazer 15 em março… bom eu queria muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Compart.
Compartilhar2
Pin
Twittar
Compartilhar