Apresentação do dropshipping

O Dropshipping é um sistema de vendas que vem dos Estados Unidos. Ele consiste em vender produtos on-line e enviá-los diretamente dos fornecedores

Desta forma, se você deseja criar uma loja online, mas não tem a possibilidade de estocar seus produtos, pode ser uma excelente solução.

Neste artigo explicarei as vantagens e desvantagens desse sistema. Também vou detalhar minha experiência pessoal e dizer se é rentável. O objetivo é que você entenda todos os desafios e questões antes de começar (ou não).

A estratégia de escolher bem seu fornecedor

Como o dropshipping consiste em enviar os produtos diretamente dos seus fornecedores, eles são obviamente a chave desse sistema. Então, é preciso ser bem cuidadoso na hora de escolher seus parceiros de negócios. 

Se você escolher fornecedores ruins, terá que lidar com atrasos na entrega ou até mesmo com produtos defeituosos. E como vendedor, é você quem está na linha de frente com seus clientes, sendo o responsável por resolver esses problemas.

Existem várias dicas para escolher seus fornecedores. Primeiro, você pode ler as opiniões dos clientes, para ter uma ideia da reputação deles. 

Outra maneira de avaliar é solicitar um produto e ver como eles tratam seu pedido, se os prazos de entrega são respeitados, assim como a qualidade do produto.

Também é importante poder entrar em contato com seu fornecedor facilmente. Sendo assim, verifique se ele oferece várias formas de contato, como o Skype ou, se possível, um número de telefone. 

Outro ponto crucial é a localização dos seus fornecedores. Ao escolher entre um fornecedor no Brasil ou na China, você deve considerar os prós e contras de cada um.

Se você escolher um fornecedor no Brasil, terá preços mais altos, mas o produto chegará mais rápido. 

Por outro lado, ao escolher um fornecedor localizado na Ásia, você precisará falar inglês e garantir a confiabilidade total de seus fornecedores para evitar surpresas desagradáveis. O ponto positivo são os preços mais baixos.

Como você pode ver, escolhendo corretamente seus fornecedores, você garante a durabilidade da sua loja on-line e a reputação que poderá construir com seus clientes. 

Como o dropshipping é baseado principalmente em fornecedores, essa etapa não pode ser negligenciada.

As vantagens do Dropshipping

O Dropshipping tem uma série de vantagens. A principal vantagem é, obviamente, a ausência de estoque. Portanto, é possível oferecer muitos produtos em sua loja sem tê-los em casa. 

Desse modo, com esse sistema você pode ter um grande catálogo, já que o único limite são os produtos oferecidos pelo seu fornecedor (daí a importância de escolhê-lo bem). 

Além disso, nesse sistema você não tem nenhuma logística para gerenciar. Isso é excelente, porque armazenar material não requer apenas espaço, mas também dinheiro. 

Outra vantagem é a economia de tempo e dinheiro com as entregas, já que você não precisa fazer o envio dos produtos aos clientes, o que traria custos com caixas, embalagens, etiquetas etc.

Os fornecedores geralmente oferecem vários métodos de envio. Aconselho que você escolha, se possível, o mais rápido e com um rastreamento on-line, o que tranquilizará seu cliente. 

Porque, uma vez que o pedido for enviado, você só precisará enviar o número de rastreamento e o endereço do site de rastreamento para seus clientes.

Uma vantagem que não deve ser ignorada é o lado “marca branca“. O que chamo de marca branca é o fato de seus fornecedores não colocarem nenhuma fatura no nome deles nas encomendas destinadas aos seus clientes. 

Sendo assim, você pode até mesmo pedir que eles coloquem as faturas em nome de sua loja. Então, aos olhos de seus clientes, é você quem envia os pedidos. E esse pode ser um ótimo sinal para eles, que faz aumentar a confiança em sua loja. 

Enfim, observe a enorme vantagem de caixa  que o dropshipping traz. Você não precisa ter capital para investir em um estoque inicial, precisa simplesmente pedir aos seus fornecedores assim que tiver um pedido de um cliente. 

Portanto, quando você inicia uma loja baseada nesse modelo econômico, praticamente não assume riscos. Os únicos custos que você terá são os gastos para iniciar sua loja online (hospedagem, personalização da sua loja, entre outros). 

Essas inúmeras vantagens tornam o dropshipping um sistema muito interessante para pessoas que desejam ter uma atividade de vendas on-line, mas que não possuem capital para investir no estoque, principalmente se os produtos vendidos forem caros (produtos de alta tecnologia, em particular).

 

 … Mas também tem desvantagens

 

 A principal desvantagem desse sistema é o controle de qualidade dos produtos. Você precisa ter certeza da boa escolha de seus fornecedores e que os produtos enviados são bons, porque não é possível ver os produtos antes que eles cheguem aos clientes. 

Você também não tem controle sobre o zelo das transportadoras , algo que pode criar complicações, dependendo das transportadoras utilizadas. Portanto, é aconselhável solicitar que seus fornecedores usem transportadoras seguras, como a DHL Express. 

Como eu disse no começo do artigo, se você escolher fornecedores ruins e eles não fizerem bem o trabalho deles, você terá que lidar com isso. E o cliente preocupado se voltará contra o vendedor, ou seja, você.

É por isso que manter contato diário com seus fornecedores é algo primordial no dropshipping. Não apenas para garantir que os pedidos sejam bem processados. 

Solicite a situação do estoque para não colocar “Em estoque” no seu site produtos que  o seu fornecedor não possui. Por todos esses motivos, você deve ser exigente na escolha de seu fornecedor, repito.

Outra desvantagem está relacionada à postagem de produtos no seu site. Você não pode copiar a descrição dos seus fornecedores, porque o Google sanciona sites com conteúdo copiado de outros sites. 

Você terá que escrever as planilhas de todos os seus produtos manualmente. E se você tiver centenas ou milhares, isso pode demorar um pouco. Apesar dessas poucas desvantagens, o dropshipping continua sendo uma ótima maneira de vender on-line.

 

Quanto é possível ganhar?

Aqui está a parte que mais lhe interessa e tentarei responder da maneira mais clara e franca possível. 

Com o dropshipping, é possível ganhar tanto quanto em uma loja normal ou mais, porque você pode oferecer um número maior de produtos. 

O elemento mais importante a considerar é a margem líquida que você alcançará em cada venda online. 

Essa margem equivale  ao que sobra após pagar o pedido ao seu fornecedor, incluindo os custos de entrega ao cliente e deduzindo as taxas bancárias (comissões etc.). Em resumo, o que lhe restou  quando o pedido foi finalizado.

O que determinará a lucratividade da sua loja é simplesmente o tipo de produto que você vai vender

Por exemplo, produtos de alta tecnologia têm margens mais baixas que roupas ou acessórios. É por isso que você tem que escolher seu “nicho” antes de começar

Por nicho, quero dizer que você terá que se especializar em um tipo específico de produto e, se possível, que não seja vendido por gigantes como Americanas ou Magazine Luiza

Porque você não poderá oferecer preços tão baixos quanto esses sites, nem os mesmos benefícios que eles. Você precisará se diferenciar desses sites se quiser receber pedidos. 

Mas então, quanto é possível ganhar? Bem, você precisa saber que, em média, uma loja de dropshipping conseguirá alcançar 3.500 reais de lucros por mês, após um ano de atividade.  

Essa é uma média do que eu pude ver pessoalmente, mas para alcançar isso, você precisa investir tempo e permanecer na página, especialmente em termos de SEO, para ter uma loja otimizada e, portanto, visível nos motores de busca.

Minha experiência pessoal…

Eu mesmo tive uma loja de dropshipping, por isso vou contar a minha experiência. Em 2012, fiz algumas vendas no eBay e vi que funcionava bem. 

Eu queria ter minha própria loja, mas, por falta de recursos financeiros , não podia investir em estoques suficientes. 

Então me informei e encontrei fóruns que falavam do dropshipping, algo que era muito novo na época. Peguei todas as informações necessárias e comecei a procurar fornecedores. 

Antes de tudo, os fornecedores franceses. Percebi que pouquíssimos ofereciam os produtos que eu procurava e os únicos que ofereciam esses produtos tinham preços muito altos. 

Então comecei a procurar fornecedores estrangeiros e encontrei o site Aliexpress, que propõe entrar em contato com fornecedores. Neste site existem milhares de fornecedores e que ainda oferecem todos os tipos de produtos.  

Foi assim que comecei a trabalhar com dois fornecedores diferentes, ambos localizados na China. Em setembro de 2013, abri minha loja on-line e comecei a importar produtos que eram bem colocados em seu nicho. 

Com minha familiaridade em SEO (otimização para serviços de busca), pude trabalhar no site para estar bem posicionado no Google nas palavras-chave mais interessantes. 

Eu tive minha primeira venda duas semanas após o lançamento da loja. Então, o crescimento foi rápido, com uma venda por semana, uma venda por dia e várias vendas por dia. 

No espaço de quatro meses, minha loja registrava várias vendas por dia, permitindo-me trazer ainda mais produtos ao catálogo para atender a mais necessidades. 

Vendendo produtos bastante caros, isso me permitiu ganhar 1400 euros por mês, após apenas cinco meses de divulgação on-line. 

No final de 2013, não tendo mais tempo para me dedicar à minha loja por motivos profissionais, decidi vendê-la. Minha experiência com dropshipping foi positiva e me trouxe dinheiro, mas também demandava muito mais tempo do que eu pensava. 

Ainda tive um problema com um dos meus fornecedores, que apresentava cada vez mais atrasos no processamento dos pedidos, o que causava transtornos com meus clientes. 

Então, tive que encontrar um fornecedor para substituí-lo rapidamente, porque os pedidos continuavam a se acumular. 

Em resumo, posso dizer que essa experiência foi muito benéfica para mim, seja do ponto de vista pessoal ou profissional. Eu conheci muitas pessoas e isso me permitiu reforçar meus conhecimentos em marketing digital e SEO. 

Se você é alguém que tem tempo disponível e gosta do comércio, esse é um sistema que eu recomendo. Se você deseja embarcar nessa aventura, saiba que encontrará fóruns especializados em dropshipping com muitas dicas úteis. 

Saiba também que, se você criar sua loja sozinho, terá que gerenciar todos os aspectos, seja a relação com os fornecedores, a relação com os clientes, o gerenciamento dos produtos em seu catálogo, a promoção da sua loja e o seu posicionamento nos motores de busca, entre outras tarefas. 

No entanto, é muito gratificante começar do zero e criar uma loja online que permita obter renda suficiente para se viver. 

Tenho uma última sugestão a fazer, que é escolher uma temática de produtos sobre os quais você tenha muito conhecimento, porque seus clientes podem ter perguntas precisas sobre esses produtos. 

Se você não souber o suficiente, suas vendas poderão sofrer, assim como sua reputação online. E a reputação é algo difícil de construir, mas que se destrói muito rapidamente.

[Total: 2   Average: 5/5]

RECEBA SEU GUIA GRÁTIS

DEIXE SEU E-MAIL E RECEBA O MELHOR CONTEÚDO

"COMO GANHAR DINHEIRO"

Cadastro realizado com sucesso! Veja seu e-mail.

0 Compart.
Compartilhar
Pin
Twittar
Compartilhar