O que é um blog?

Um blog é como uma coleção de pensamentos pessoais sobre um tópico específico. Alguns diriam que é uma espécie de diário. Podemos criar um blog sobre tópicos realmente diversos e variados como:

  • Uma viagem ao exterior.
  • Um blog de culinária.
  • Seu time de futebol favorito.
  • Um blog de beleza.  

Os blogs são quase tão antigos quanto a internet. De fato, tem algo mais emocionante do que poder compartilhar suas opiniões com o mundo e iniciar um debate? Por esse motivo, os blogs se tornaram muito populares.

Ao contrário de uma plataforma de jornal ou de um debate em uma conferência, o blog permite alcançar qualquer pessoa em nosso planeta, interagir com ela e colher suas impressões. Não há taxa de entrada, não há discriminação e todos podem participar e interagir!

A estrutura de um blog

Em geral, um blog é composto de vários artigos, nos quais o autor compartilha seu ponto de vista sobre um tema específico.

Os leitores podem comentar os artigos para dar sua opinião. Artigos e comentários são o diferencial dos blogs em comparação a outros sites mais tradicionais (sites de vendas on-line, página oficial de um artista conhecido etc.).

A página principal do blog permite listar os últimos artigos publicados, ou os mais populares, isso é opcional .

Se você realmente gosta de um blog, para evitar voltar a cada hora para ver se um novo artigo foi publicado, inscreva-se no feed RSS ou na newsletter (se houver) e assim, receberá uma notificação de cada nova publicação.

Então, como fazer um blog?

Artigos , páginas HTML, comentários, um feed RSS … tudo isso parece bastante complicado de implementar, certo?

Mas não é nada tão complicado assim! Na verdade, existem dezenas de “plataformas” que permitem criar seu blog em alguns minutos: WordPress, Wix , Blogger.

Você se inscreve, insere algumas informações básicas, como seus dados pessoais, o nome do seu blog (“Minha viagem à Lua”), o endereço da web do seu blog (“minhaviagemalua.wordpress.com”), e uma descrição resumida para motores de busca.

Você escolhe em seguida seu estilo gráfico (tema) entre dezenas de opções, geralmente gratuitas.

Essa opção permite que você dê uma identidade gráfica única ao seu blog: a cor do texto, a imagem do plano de fundo, o logotipo, a fonte, o número de colunas, os principais componentes básicos. Tudo isso pode ser modificado a partir do momento da criação, ou depois.

Em questão de minutos, seu blog está criado e pronto para uso. Em outras palavras, você pode escrever seu primeiro artigo, (“É isso, criei este blog para falar sobre minha viagem à Colômbia, espero que você goste”), e publicá-lo.

O resto é feito sozinho: layout, feeds RSS, gerenciamento de comentários, visibilidade nos mecanismos de pesquisa etc.

Você pode configurar cada detalhe — é isso que faz a força de plataformas como o WordPress. Tudo é planejado para lhe entregar um blog “chave na mão”, sem que você precise entrar tanto no mecanismo do blog.

Se você desejar adicionar um link para sua página do Facebook, mostrar o clima de amanhã na sua região ou visualizar a lista de comentários recentes, a plataforma lhe dá essas possibilidades de uma forma muito intuitiva, tornando assim a criação e a administração de blogs acessível a todos.

WordPress

Eu já criei 3 ou 4 blogs, contando com este Eu sempre usei o WordPress e nunca fiquei decepcionado. Eu o recomendo se você deseja criar seu próprio blog.

É uma ferramenta muito poderosa, como eu disse acima, tanto para iniciantes, que encontrarão uma plataforma fácil de usar e rápida de entender, quanto para especialistas, que podem personalizar facilmente cada aspecto do blog para torná-lo mais atraente, mais bonito e mais coerente com seu tema.

Os principais pontos fortes do WordPress são: suas inúmeras extensões e temas (que lhe permitem fazer quase tudo) , sua comunidade muito ativa e sua flexibilidade.

Podemos ganhar dinheiro com um blog?

Sim, é realmente possível ganhar dinheiro com um blog. Não é fácil, mas com perseverança e seriedade, você chega lá.
Não vou entrar em detalhes agora. Assine minha newsletter e você receberá notificações dos próximos artigos que explicarão como tornar um blog popular e como ganhar dinheiro com um blog.

Conclusão

Você encontrará na internet dezenas ou até centenas de tutoriais que ensinarão como criar um blog (WordPress ou outro) e como configurá-lo, porém, digo mais uma vez, é quase um jogo de criança, muito fácil. 

Portanto, não tenha medo e dê logo o primeiro passo. Até breve !

[Total: 2    Média: 5/5]
RECEBA GRÁTIS SEU GUIA!

RECEBA GRÁTIS SEU GUIA!

 

Conteúdo inteiramente desenvolvido para ajudar você a encontrar maneiras de como melhorar sua renda e seu ganhos.

Aproveite e convide seus amigos. Uma boa dica, a gente compartilha!

Inscrição realizada com sucesso!

0 Compart.
Compartilhar
Pin
Twittar
Compartilhar