Se você chegou até aqui, é porque está pensando em criar um produto digital para vender, certo?

Essa tarefa pode parecer bem complicada a princípio, eu sei. Mas, não se preocupe, basta acompanhar as dicas que vou passar ao longo do artigo para começar seu projeto hoje mesmo.

Ao final da leitura, você saberá exatamente o que precisa fazer para criar seu produto digital e começar a ganhar dinheiro com ele!

O que é um produto digital

Um produto digital ou infoproduto é um produto desenvolvido e distribuído em formato digital, pela internet, como ebooks, cursos em videoaulas, audiobooks e programas de membros.

Os produtos digitais são pensados para ajudar o comprador a resolver um problema, tirar dúvidas ou adquirir novos conhecimentos. Veja alguns exemplos de assuntos que um infoproduto pode abordar:

  • Cuidados com orquídeas.
  • Biscoitos saudáveis para cachorros.
  • Tocar violão.
  • Organização da casa.
  • Cuidados com cabelos cacheados.
  • Alimentos saudáveis para festas infantis.
  • Perder barriga após o parto.
  • Fazer trufas para vender.
  • Desenhar animes.

Portanto, os infoprodutos oferecem a oportunidade de ganhar dinheiro na internet compartilhando conhecimentos que você já possui.

Existe ainda a possibilidade de fazer uma parceria com um especialista, pagar alguém para criar o conteúdo do seu produto ou licenciar e traduzir um produto estrangeiro, como vou mostrar em outro tópico.

Formatos de produto digital

Os principais formatos de produto digital para vender são:

E-book

Ebooks ou livros digitais podem ser baixados e lidos no computador, celular ou tablet. Têm baixo custo de produção, o que os torna uma ótima alternativa para os iniciantes no mercado de infoprodutos.

Para desenvolver um ebook, você precisa apenas de um editor de texto (Como o Google Docs, que é gratuito). A parte de design também pode ser feita com ferramentas online gratuitas (Canvas,  por exemplo).

Videoaulas (cursos e treinamentos)

Os cursos e treinamentos compostos por videoaulas também são um formato popular de infoproduto. Depois de estruturar o conteúdo das aulas, você vai precisar gravar os vídeos (pode usar o smartphone para isso) e fazer uma boa edição antes de disponibilizar o material para venda.

As vídeoaulas também podem ser feitas no formato de screencasts, que são vídeos feitos a partir da gravação da tela do computador. A Hotmart tem um artigo bem completo sobre como fazer screencasts.

Audiobooks

Audiobooks são livros narrados, normalmente disponibilizados no formato mp3. Para produzir um audiobook é necessário ter o roteiro, em primeiro lugar. Você pode inclusive aproveitar um ebook para fazer um audiobook.

Depois é preciso produzir uma gravação de boa qualidade sonora e com narração agradável. Você mesmo pode narrar e gravar seu audiobook ou contratar um profissional para isso.

Programas de membros

Os programas de membros ou clubes de assinaturas permitem que os assinantes tenham acesso a determinados conteúdos mediante o pagamento de uma assinatura mensal ou anual.

Os conteúdos (como videoaulas e podcasts) ficam armazenados em uma plataforma online. Durante a vigência da assinatura, o membro pode entrar na plataforma e acessar os materiais livremente.

Outros formatos de produtos digitais:

Podcasts. Gravações em áudio, parecidas com programas de rádio.

E-magazines. São revistas eletrônicas, em formato PDF ou conteúdo privado.

Kits. São produtos formados pela combinação de diferentes formatos, como um treinamento composto por videoaulas e ebooks.

Templates. São modelos nos quais o consumidor pode se basear para criar seus próprios conteúdos, como sequências de e-mails e posts para redes sociais.

 

Vantagens dos produtos digitais

As principais vantagens dos infoprodutos em relação aos produtos físicos são:

Z

Baixo custo de produção. Em geral, não é preciso investir muito dinheiro para criar um produto digital. No caso dos ebooks, como expliquei, o custo de produção é praticamente zero. Sem falar que não há despesas com estoque e envio. 

Z

Automatização das vendas. As plataformas de vendas de produtos digitais automatizam todo o processo de compra e pagamento.

Z

Alta escalabilidade. Depois de criar seu infoproduto, você não terá nenhum custo para produzir mais, podendo assim crescer o volume de vendas ( e os lucros) sem limites. dinheiro ?

Formas de criar um infoproduto

Agora vou listar 5 formas de criar o conteúdo do seu produto digital:
 

  • Sozinho – Você aproveita os conhecimentos que já possui e faz pesquisas adicionais para criar seu infoproduto.
  • Parceria com um especialista – Nesse sistema o especialista fica responsável por assinar e supervisionar a produção do material. Você fica responsável por todo o resto e os lucros são divididos.
  • Pagar alguém para criar o conteúdo – Depois de definir as linhas gerais do produto, você pode contratar um profissional freelancer para escrever, gravar o áudio ou vídeo e pagar um valor fixo pelo serviço.
  • Licenciar um produto estrangeiro – Você pode comprar os direitos de um infoproduto lançado nos EUA, por exemplo, para traduzir o material ao português e comercializá-lo no Brasil.
  • Aproveitar material já existente – Digamos que você já tem um canal no YouTube. Então, pode aproveitar os vídeos como matéria prima para criar um ebook ou apostila digital.

Passo a passo para criar um produto digital do zero

Agora sim, vou passar o passo a passo que você deve seguir para criar seu primeiro produto digital.

ESCOLHA O ASSUNTO – Defina qual dor ou problema do público seu produto vai resolver. Lembre-se — as pessoas não estão interessadas no seu produto, e sim nos benefícios que ele trará a elas.

DEFINA SEU PÚLICO-ALVO – Defina bem para quem o seu produto se destina, com base em parâmetros como sexo, idade, padrão econômico e estilo de vida. Isso vai ajudar a desenvolver uma comunicação mais eficiente, o que por sua vez leva a taxas de venda mais altas.

DEFINA O FORMATO – Escolha o formato do seu infoproduto, considerando o que funciona melhor para transmitir o conteúdo em questão e também os recursos dos quais você dispõe. Lembre-se de que você também pode combinar diferentes formatos em um único produto.

CRIE E REVISE SEU PRODUTO – Agora é a hora de colocar a mão na massa! Depois de planejar o formato e definir o conteúdo, inicie a produção do seu infoproduto. Uma vez que esteja tudo pronto, revise e veja o que pode ser melhorado antes do lançamento.

PRECIFIQUE – Defina o preço do seu infoproduto, considerando fatores como público-alvo, custos de produção e comercialização (incluindo as comissões pagas aos afiliados), valor agregado e preços dos concorrentes.

CRIE UMA BOA COPY (PÁGINA DE VENDA) – Seu produto precisa ter uma página na internet, a página de vendas, que conterá sua copy, uma descrição do conteúdo e botões para a plataforma de vendas.

A copy do seu produto é o texto ou vídeo que tem como objetivo persuadir os possíveis compradores sobre porque eles precisam do seu produto digital. Você pode estudar técnicas de copywriting para criar sua copy ou contratar um copywriter profissional.

ESCOLHA A PLATAFORMA – Escolha a plataforma de venda do seu produto digital. Entre as principais opções temos a Hotmart, Eduzz e Monetizze. Para saber mais sobre o assunto, leia meu artigo “Qual plataforma escolher para vender produto digital”.

Divulgue seu produto digital

Você deve aplicar técnicas de SEO na sua página de vendas para atrair possíveis compradores por meio do Google. Pessoas também podem se afiliar ao seu produto para fazer a divulgação e ganhar uma comissão sobre cada venda.

Vale a pena ainda aproveitar canais como blog, Instagram, YouTube e Facebook para divulgar seu produto. Veja meu artigo sobre “Como divulgar produto digital na internet”.

Produtor digital ou afiliado?

Criar um produto digital é uma ótima oportunidade de negócio, mas você também pode lucrar divulgando e vendendo produtos de terceiros, como afiliado. Aliás, eu fiz um artigo sobre como ganhar dinheiro sendo afiliado.

E, seja para aprender como ganhar dinheiro como produtor ou afiliado, eu recomendo  o treinamento Fórmula Negócio Online do Alex Vargas.

Trata-se do curso mais completo em língua portuguesa sobre como montar um negócio online do zero, mesmo sendo iniciante, sem dinheiro para investir nem conhecimento prévio.

Espero que depois de conferir minhas dicas você comece a trabalhar na criação do seu primeiro produto digital hoje mesmo. Aproveite e veja outras ideias para gerar renda online: 

 

[Total: 3   Average: 5/5]

RECEBA SEU GUIA GRÁTIS

DEIXE SEU E-MAIL E RECEBA O MELHOR CONTEÚDO

"COMO GANHAR DINHEIRO"

Cadastro realizado com sucesso! Veja seu e-mail.

0 Compart.
Compartilhar
Pin
Twittar
Compartilhar