Ser modelo é um sonho para muitas pessoas, pelo glamour associado à carreira. Mas também é uma possibilidade real de trabalho para ganhar dinheiro!

Quem quer tentar esse caminho precisa conhecer as diferentes possibilidades na área (ser modelo de passarela ou manequim fotográfico, por exemplo), saber se preenche os requisitos e seguir os passos certos, para não cair em armadilhas e acabar perdendo dinheiro.

Para ajudar, preparei este artigo onde explico:

O que faz um modelo

Modelo é um profissional que utiliza sua imagem para ajudar a promover produtos, como roupas, acessórios, jóias e cosméticos. Modelos podem participar de desfiles, fazer fotos para catálogos de lojas e atuar em peças publicitárias, entre outros trabalhos.

Muita gente acha que para ser modelo é preciso se encaixar em um padrão rígido de medidas e altura. Porém, isso não se aplica a todas as áreas da profissão, porque existem diferentes tipos de modelo.

Tipos de modelo

Os principais tipos de modelo são:

Modelo Fashion / Passarela

Modelos de passarela são aquelas que desfilam com roupas de alta costura para estilistas e grifes renomadas.

Modelos fashion precisam ser obrigatoriamente altas e magras, pois funcionam como “cabides ambulantes”, para que as roupas fiquem em evidência.

Requisitos para ser modelo de passarela

Mulheres: altura a partir de 1,75 m e aproximadamente 89 cm de quadril.

Homens: altura a partir de 1,85 e aproximadamente 88 cm de quadril, corpo definido, porém não muito musculoso.

Modelo plus size

O mercado plus size vem crescendo muito e tem a ver com a contestação do padrão estético focado na magreza. Roupas plus size são feitas para pessoas que vestem acima do manequim 44.

Requisitos para ser modelo plus size

O primeiro requisito para ser modelo plus size é vestir manequim do 44 ao 62, sendo que há mais oportunidades para modelos que vestem entre 46 e 52.

A altura exigida pode variar de aproximadamente 1,65 m a 1,90 m, dependendo do tipo de trabalho. Para o ramo de desfiles, as mais altas levam vantagem, porém, no ramo comercial (modelo fotográfico plus size), a altura não conta muito.

Modelo fotográfico

Sem dúvida, o mercado para modelos comerciais ou fotográficos é o que oferece mais oportunidades, embora não tenha tanta visibilidade quanto o segmento fashion.

Modelos fotográficos trabalham principalmente na produção de catálogos (impressos e online) e peças publicitárias. Nesse segmento não há pré-requisitos de altura e medidas corporais.

Requisitos para ser manequim fotográfico

Não existe um padrão único para ser modelo fotográfico, mas fatores como harmonia facial, peso corporal bem distribuído, além de pele, cabelo e dentes bonitos são importantes.

O perfil exigido também varia muito conforme o trabalho: os critérios para selecionar modelos em uma publicidade de lingerie não serão iguais aos de uma campanha de shampoo, por exemplo.

Modelo infantil

Modelos infantis trabalham na divulgação de produtos para o público infantil, desde fraldas e itens de higiene até roupas, acessórios e brinquedos.

Para ser modelo mirim, é importante que a criança tenha uma personalidade mais extrovertida, sociável e espontânea. Além disso, os pais precisam ter disponibilidade para acompanhar seus filhos em todos os trabalhos.

Quanto ganha um (a) modelo

Modelos não recebem um salário fixo e sim um cachê a cada trabalho realizado. O valor desse cachê varia de acordo com o segmento (modelo fotográfico, de passarela, mirim etc) e o tipo de trabalho em si.

Fatores como o número de horas necessárias para realizar o trabalho, o tipo de empresa contratante (se é uma grife famosa ou uma loja de bairro, por exemplo) e até mesmo a experiência do profissional influenciam na remuneração.

Quero ser modelo: por onde começar

O primeiro passo para começar a trabalhar como modelo é identificar seu perfil: modelo de passarela, fotográfico ou plus size. Depois, busque o máximo de informações sobre o seu mercado, por meio de blogs, canais do YouTube, jornais e programas de TV especializados.

Em seguida, é hora de produzir um bom material (fotos) para enviar às agências de modelos. O ideal é procurar um fotógrafo profissional especializado, que saberá captar seus melhores ângulos, ressaltando seus pontos fortes.

O Instagram  também pode servir como vitrine para quem quer ingressar na carreira de modelo. Sabendo disso, cuide bem do seu perfil e sempre analise como você saiu em uma foto antes de postar.

O próximo passo é procurar as agências de modelos. As agências fazem a intermediação entre clientes e profissionais, ou seja, conseguem trabalhos para seu modelos, cobrando uma porcentagem sobre cada cachê recebido.

Mas é fundamental pesquisar a reputação de uma agência antes de fechar negócio, sob o risco de perder tempo e dinheiro. Tente entrar em contato com outros modelos agenciados, verifique as redes sociais da empresa e “dê um Google” para conferir se não há reclamações.

Além de se cadastrar em agências, é igualmente importante manter contato com profissionais da área, como outros modelos, fotógrafos, publicitários, produtores etc. Muitas oportunidades para eventos ou mesmo trabalhos podem surgir da sua rede de contatos.

Conclusão

O mercado de modelos oferece muitas oportunidades e não é tão restrito como alguns podem pensar. Sem, dúvida, é uma opção de trabalho para ganhar dinheiro extra ou pode até se tornar sua principal fonte de renda.

Mas é essencial ter em mente que se trata de um trabalho, que exige dedicação, disciplina e persistência como qualquer outra atividade.

Se você gosta da área e acha que pode ter sucesso como modelo fotográfico ou de passarela, é hora de partir para a ação começar a procurar oportunidades!

Então, aproveite bem as informações que passei ao longo do artigo, coloque as dicas em prática e não desanime se surgir alguma dificuldade!

Pode demorar algum tempo até você começar a ganhar dinheiro trabalhando como modelo. Que tal experimentar outras dicas que preparei por enquanto?

 

RECEBA GRÁTIS SEU GUIA!

RECEBA GRÁTIS SEU GUIA!

 

Conteúdo inteiramente desenvolvido para ajudar você a encontrar maneiras de como melhorar sua renda e seu ganhos.

Aproveite e convide seus amigos. Uma boa dica, a gente compartilha!

Inscrição realizada com sucesso!

0 Compart.
Compartilhar
Pin
Twittar
Compartilhar