Faz tempo que vinha pensando em escrever um artigo sobre como ficar rico e, aqui está, vou compartilhar com vocês um material bem completo!

Não que eu me considere uma pessoa rica, ainda estou longe disso…, mas imagino que muitos de vocês gostariam de conhecer a receita exata para enriquecer, mesmo sendo pobre…e contam com a minha ajuda para isso.

Porém, tenho que dar uma má notícia a vocês: eu não conheço a receita exata para ficar rico! Se conhecesse, provavelmente estaria escrevendo esse artigo de uma praia no Caribe, não no meu simples escritório.

Entretanto, aqui preciso dar outra notícia: ninguém tem a receita exata. Você pode tentar encontrá-la com uma busca no Google, mas com certeza não vai ter sucesso.

O certo é que você vai encontrar vários charlatães tentando vender fórmulas milagrosas para “enriquecer em 8 semanas”, com histórias mirabolantes de pessoas que passaram de desempregadas a milionários após fazerem tal curso online.

Elaborei esse guia com base em várias leituras sobre o tema, incluindo artigos em blogs especializados, livros de autores conceituados (Pai Rico, Pai Pobre) e biografias (como a de Elon Musk, fundador de empresas como Paypal, Tesla, SpaceX, considerado um dos maiores visionário do mundo); além, é claro, de usar o bom senso, chegando assim aos elementos mais importantes.

De certa forma, é como uma receita culinária: você pode ter todos os ingredientes corretos, mas, se não souber o modo de preparo, acaba fazendo um prato horrível. Agora chega de papo e vamos às dicas para ficar rico!

O que é a riqueza?

Para muitos, a riqueza é algo inalcançável que só se pode ver na televisão, nos filmes e nas séries (ou no Instagram das celebridades). Algo que, obviamente, tem tudo a ver com dinheiro

Porém, eu opino que a riqueza é um conceito próprio de cada pessoa. Alguns se sentem ricos porque vivem a vida que sempre sonharam, no lugar que consideram perfeito, com um dia a dia que lhes agrada, um trabalho gratificante e uma vida familiar feliz.

Nesse caso, a riqueza não está associada a dinheiro, carros caríssimos e viagens luxuosas.

Já para outras pessoas, ficar rico é sinônimo de carrões, uma mansão na praia e viver sem ter que trabalhar. Esse tipo de vida requer muito dinheiro mesmo. Não acredito que uma pessoa viva feliz sem trabalhar, mas isso é assunto para outro debate.

Enfim, o que estou tentando explicar é que, antes de tudo, você precisa decidir o que é a riqueza para você, quais condições você precisa cumprir para se sentir rico.

5 mil reais por mês seriam suficientes para você se sentir rico? 20 mil? 300 mil?  Ou você quer ser milionário? Quer trabalhar só 1 hora por dia? Ou não se importa em trabalhar 8 horas por dia com algo que lhe encanta?

Você quer morar em outro lugar? Ou prefere fazer tudo da sua casa? O que você vai fazer com esse dinheiro? E com seu novo tempo livre? Como podemos ver, não se trata somente de como ficar rico, mas também de por que ficar rico.

O excelente livro, “Trabalhe 4 Horas por Semana”, no qual o autor Tim Ferriss explica como ganhar a vida trabalhando só 4 horas por semana, começa perguntando ao leitor sobre seus verdadeiros motivos: 

  • Quanto você quer ganhar?
  • Quantas horas você quer trabalhar?
  • E, sobretudo: o que você vai fazer com seu tempo livre?

Isso confirma a importância de começar a busca da riqueza sobre as bases corretas

Para mim, o livro serviu para refletir sobre o que eu realmente queria. E recomendo que você faça o mesmo.

Como se calcula a riqueza? 

Alguns (entre eles os governos de muitos países) dizem que a riqueza é calculada em função dos rendimentos e do patrimônio. Não sei se é uma boa maneira de calcular.

Afinal, uma pessoa pode ter rendimentos altos, mas também muitos gastos e dívidas, e inclusive gastar mais do que ganha. Nesse caso, não acredito que a pessoa poderia ser considerada rica.

Em relação ao patrimônio, muitos proprietários não se sentem especialmente ricos, apesar de terem uma casa no próprio nome. Talvez tenham recebido a casa por herança ou comprado financiada. Então, apesar de serem proprietários, podem ter problemas para chegar até o final do mês.

Para muitos, alguém que ganha 20 mil reais por mês é uma pessoa rica. Mas, se os gastos dessa pessoa somam 19.000 reais por mês, você acredita que ela seja rica de verdade? 

Para mim, essa pessoa é menos rica que outra que ganha 6 mil reais por mês e gasta somente 1 mil.

Então…como ficar rico, afinal?

Depois dessas explicações e definições, acredito que você esteja animado para conhecer todos os ingredientes que recomendo para criar sua própria receita de “como ficar rico”.Até aqui já demonstrei que se trata de reduzir seus gastos e aumentar suas receitas.

As qualidades necessárias para ser rico

Uma pessoa não se torna rica da noite para o dia. Existem apenas duas maneiras de ficar rico sem esforço: ganhar na loteria ou nascer em uma família rica. Em todos os demais casos, sem exceções, a tarefa de enriquecer exigirá tempo e esforço. Desculpe a má notícia, mas a vida é assim!

Quando você pensa em pessoas ricas, o que vem à sua mente? Atletas, músicos e empresários? Todos eles levaram tempo para conseguir sua riqueza. Não é algo que chegou de um dia para outro do céu, além de que eles tiveram que enfrentar uma concorrência agressiva.

Para ser rico, você vai precisar de:

  • Objetivos muito claros: você tem que escolher seu objetivo final (a quantia que quer alcançar) de maneira realista, considerando suas necessidades e projetos. Não é necessário ganhar 40 mil por mês se você pensa em viver no interior sem filhos.
  • Determinação: para se manter firme no caminho do seu objetivo.
  • Perseverança: você tem que seguir adiante mesmo quando o caminho se torna muito difícil. Você tem que se levantar após uma queda e chegar até a meta.
  • Deixar de acreditar em Papai Noel: o dinheiro não cai do céu. Você precisará trabalhar, se esforçar e parar de acreditar em segredos e receitas milagrosas para ficar rico.
  • Escolher as melhores opções e deixar de lado outras: você provavelmente terá vontade de provar muitas coisas para se tornar milionário. E quanto mais informações você buscar, mais aparecerão. Porém, é preciso escolher apenas uma opção, sem perder o foco.

Como economizar

Agora que você já conhece as qualidades necessárias para enriquecer, temos que falar sobre um passo importante, que é começar a economizar.

Antes de tudo, você precisa fazer uma análise de todos os seus rendimentos e gastos. Ao fazer isso, você verá logo que muitos gastos se repetem todos os meses: taxas bancárias, contas de luz, telefone, internet, água etc.

Vale a pena estudar cada caso e ver o que a concorrência oferece, no caso dos bancos, telefonia e internet, por exemplo, para tentar uma renegociação ou mudar de empresa.

Muitas empresas aproveitam a “preguiça” de mudar do consumidor para aumentar as tarifas. Claro, na verdade as pessoas não têm tempo de checar se há algo mais vantajoso em outro lugar, e as empresas sabem disso. Mas, pode acreditar, geralmente há algo melhor.

Você pode economizar um bom dinheiro por ano reduzindo esses gastos fixos por mês

Economizar no dia a dia

Sei que a ideia de economizar dinheiro não parece glamourosa. E com certeza você não imaginava que para ser milionário teria que começar economizando. Porém, geralmente é mais fácil começar a economizar do que começar a ganhar mais dinheiro.

Para economizar, basta desenvolver novos bons hábitos e eliminar maus hábitos de consumo.

Se você quer aumentar sua riqueza, é imprescindível começar economizando. Assim você terá mais dinheiro disponível e aprenderá a sutil arte da disciplina financeira.

Quer saber mais? Recomenda a leitura deste artigo: 54 dicas para Economizar Dinheiro a partir de hoje!

Pague empréstimos e dívidas o mais rápido possível

Pedir um empréstimo custa dinheiro, muito dinheiro. O mesmo vale para o cheque especial. Quanto maior o valor do empréstimo e o prazo de pagamento, maiores são os juros e encargos envolvidos.

Por que é caro? Porque os bancos se tornaram experts em gerar dinheiro (em benefício próprio) a partir do dinheiro dos consumidores.

Os bancos conhecem e utilizam vários recursos psicológicos para animar seus clientes a consumirem mais.

Alguns exemplos são: parcelamento em várias vezes no cartão de crédito, financiamentos com prazos longos e limite pré-aprovado no cheque especial.

Tudo isso é pensado para que você gaste mais dinheiro do que realmente possui. E as chances de acabar pagando caro no final ou se endividar são muitas.

Portanto, não deixe que tirem proveito de você e aprenda a evitar compras no cartão de crédito, especialmente as parceladas, assim como empréstimos e financiamentos.

Você pode economizar muito dinheiro com a quitação antecipada de empréstimos e financiamentos.

Se você começar a praticar o hábito da economia diariamente, vai ter mais dinheiro disponível a cada mês, portanto sua capacidade de pagamento de dívidas vai aumentar também.

Então, aproveite e antecipe parcelas de empréstimos e financiamentos, pois assim você reduz os custos dos juros e encargos, além quitar mais rápido o saldo devedor total.

Dessa forma, ocorrerá um efeito bola de neve, no sentido positivo: você começa reduzindo os gastos recorrentes, dispõe de mais dinheiro, o qual utiliza para reduzir suas dívidas, e então você dispõe de ainda mais dinheiro.

Assim você terá mais dinheiro para investir e poderá ficar rico mais rápido.

Economize desde o início do mês

Muita gente espera até o fim do mês para economizar o que sobra. Desse modo, se a pessoa tiver muitos gastos, acaba não conseguindo guardar nada no final do mês.

Existe um jeito muito melhor para guardar dinheiro: estipular um valor fixo que será guardado e separar esse dinheiro logo no início de cada mês. Desse modo, você precisará ajustar o orçamento para viver com o que sobrar (sem recorrer ao cartão ou cheque especial, claro).

Esse método pode mudar radicalmente o modo como você consome e economiza. 

 

Comece a economizar desde cedo

Seguindo a lógica da dica anterior, é melhor não esperar demais para começar a poupar dinheiro e investir de maneira regular.

Vamos utilizar como exemplo duas pessoas que decidem investir seu dinheiro, mas uma começa aos 25 anos e outra aos 40 anos.

Maria começa aos 25 anos e destina 100 reais todo mês a um investimento (hipotético) que rende 5%. Marcos começa mais tarde, com 40 anos, investindo os mesmos 100 reais por mês.

Vamos supor que ambos decidem deixar de economizar e investir aos 65 anos: 

Anita 

  • Terá guardado ao todo 48 mil reais, que terão se transformado em 144.959 reais com o investimento.

João

  • Terá guardado 30.000 reais, que renderão ao todo 57.272 reais.

Com o mecanismo dos juros compostos, Anita triplicou o valor investido, enquanto João nem dobrou o seu.
O que são juros compostos? São um dos mecanismos mais usados para ficar rico, talvez o mais usado. A cada mês ou ano, seus investimentos rendem juros. A ideia então é reinvestir esses juros, em vez de sacar.

As possibilidades de ganho vão depender da rentabilidade de cada investimento. Por isso, é importante pensar bem antes de investir, considerando a rentabilidade, mas também os riscos de cada opção.

Você já economiza e investe dinheiro? Se ainda não, é hora de pesquisar as opções para começar logo, nem que seja com um pequeno valor todo mês!

Invista seu dinheiro

Vale a pena investir seu dinheiro na bolsa de valores?

Hoje em dia, investimentos como a poupança não rendem quase nada. É difícil encontrar uma opção que dê um bom rendimento por ano durante vários anos seguidos. Por isso, investir na bolsa é uma opção a ser considerada.

Eu em particular não gosto da ideia de investir na bolsa, pelos riscos envolvidos. Porém, na internet há muitos experts (verdadeiros ou falsos) que prometem altos rendimentos por ano e afirmam que investir na bolsa é o melhor caminho para ser milionário.

Além disso, existem histórias reais de pessoas que enriqueceram investindo na bolsa.

Aqui vão algumas dicas para começar a investir na bolsa:

 

  • Se informe bem antes. Recomendo que você passe dias ou mesmo semanas estudando o assunto, comparando opiniões e decidindo a melhor estratégia.
  • Só invista o dinheiro que você pode perder por completo. Ou seja, é preciso considerar a pior hipótese.
  • Não invista todo o seu capital.
  • Diversifique. Não invista tudo em apenas uma categoria de produtos. 
  • Siga especialistas no assunto e investidores experientes. 

Investir no setor imobiliário

De acordo com especialistas em finanças, o setor imobiliário é uma das melhores soluções para investir dinheiro e ficar rico. Veja algumas vantagens dessa alternativa:

 

  • O setor imobiliário costuma ser bem menos volátil que a bolsa. Na bolsa, apenas alguns dias são suficientes para que investimentos percam mais da metade do valor. Porém, mesmo que o mercado imobiliário entre em crise, no final você continuará tendo sua casa ou apartamento.
  • É um bom caminho para preparar seu futuro e o futuro dos seus filhos. 
  • Alugar imóveis permite também evitar a volatilidade do mercado, pois o preço dos aluguéis em geral se mantém estável. 
  • Você controla melhor seu investimento: decide as reformas que quer fazer, escolhe os inquilinos, o local, evita os imóveis com problemas. Assim você tem maior controle sobre seu patrimônio e como aumentá-lo.

Aumente seu próprio valor

Não se fala muito dele, mas é importante conhecer seu próprio valor. Qual o seu valor de mercado? O que você pode oferecer aos demais e ao mundo?

Normalmente, os rendimentos aumentam de acordo com o valor agregado que você traz às pessoas ou empresas.

Portanto, para aumentar seus ganhos e algum dia ser rico, aumentar seu valor é uma boa ideia.

Aqui vão algumas sugestões: 

  • Aprenda um novo idioma.
  • Prepare-se para negociar melhor.
  • Acrescente uma nova habilidade à sua lista de habilidades.
  • Participe de sessões de coaching.
  • Aprenda programação.
  • Avança nos estudos (fazer uma faculdade ou pós graduação, por exemplo).
  • Faça cursos online.

Para isso, você pode fazer aulas à noite, voltar à faculdade, estudar a distância ou recorrer a formações rápidas pela internet.

No YouTube, inclusive, há diversos tutoriais grátis de boa qualidade sobre diversos tópicos.

Você pode até mesmo considerar alguma mudança radical: mudar de emprego e experimentar algo novo, mesmo que não seja relacionado à sua formação.

Procurando em sites de trabalho freelancer, como Workana e 99 Freelas, você notará que há várias habilidades que permitem ganhar dinheiro na internet, como editar fotos e vídeos, traduzir e escrever textos, entre várias outras.

Como ficar rico com um negócio na internet

Já que estamos falando sobre como enriquecer, não poderia ficar de fora a maneira mais usada para ganhar dinheiro nesses últimos anos: os negócios online. Por que ter um negócio online é tão interessante?

Em primeiro lugar, porque esses negócios são os únicos que podem ser feitos de maneira imediata com a totalidade da população mundial. O que você coloca online fica disponível para qualquer um que tenha uma conexão com a internet. Como não há limites geográficos, não há limites de expansão.

Além disso, se você vende algum produto digital, os custos de produção geralmente são baixos, e os lucros, máximos.

Se você abrir um restaurante ou der aulas particulares presenciais, por exemplo, sempre chegará um momento no qual não poderá expandir seu negócio. Terá chegado a um limite.

Mas com um negócio online, não há limites reais. Sempre há formas de tornar seu negócio independente de você e do seu tempo. Todos os dias as pessoas entram no Facebook e permitem que Mark Zuckerberg aumente sua riqueza, sem que ele tenha que fazer absolutamente nada.

Os infoprodutos, como ebooks e cursos online, são outra ótima forma de gerar renda na internet com seus conhecimentos e habilidades.

Como colocar essas dicas em prática

Estou consciente de que várias pessoas só vão ler minhas dicas sem tentar aplicá-las. Saber como ficar rico é uma coisa, dar um salto e tentar na prática já é outra história.

De certo modo, isso é compreensível: é provável que você não possa começar um negócio online agora mesmo ou investir em imóveis amanhã.

Mas, tem coisas que você pode começar a fazer logo para algum dia ser rico:

 

  • Anote seus gastos durante um mês inteiro. Inclua tudo, até mesmo uma garrafa de água mineral ou um chiclete.
  • Análise esses gastos. São realmente necessários? O que pode ser reduzido? Pegue cada despesa, uma por uma, e veja se é possível eliminar do orçamento ou pelo menos reduzir.
  • Dê uma olhada no artigo onde dou dicas para economizar. Escolha agora mesmo 5 dicas e coloque em prática.
  • Depois de um mês, já tendo economizado algum dinheiro, fixe um valor que será guardado e investido todos os meses.
  • Paralelamente a isso, comece a ganhar dinheiro. Alugue seu carro, dê caronas remuneradas, venda coisas que não usa mais, faça pesquisas remuneradas, dê aulas particulares…enfim, ideias para lucrar não faltam.
  • Após começar a economizar, ganhar mais dinheiro e investir, você não deve diminuir o ritmo, pelo contrário.  

Talvez seja hora de buscar novos investimentos, montar uma empresa ou um negócio online. Ou quem sabe começar um blog. Se tornar rico é algo que só depende de você!

Conclusão

Acabei de lhe passar as principais dicas de como ficar rico. acredito que você tenha percebido que…você não vai ficar rico imediatamente após ler o artigo. Porém, espero que você siga no caminho certo, entendendo o que realmente significa a riqueza e ser rico.

Apenas dizer, “Quero ser rico”, não adianta muito. É preciso definir o que é a riqueza para você, e identificar os esforços que está disposto a fazer para conseguir a riqueza.

Só me resta agora lhe desejar sorte nesta jornada. Pode ser difícil, mas vai ser realmente gratificante quando você chegar lá.

[Total: 2    Média: 5/5]
RECEBA GRÁTIS SEU GUIA!

RECEBA GRÁTIS SEU GUIA!

 

Conteúdo inteiramente desenvolvido para ajudar você a encontrar maneiras de como melhorar sua renda e seu ganhos.

Aproveite e convide seus amigos. Uma boa dica, a gente compartilha!

Inscrição realizada com sucesso!

0 Compart.
Compartilhar
Pin
Twittar
Compartilhar