Mesmo escrevendo os melhores artigos do mundo, se ninguém conhece o seu blog, ele não receberá visitas.

Espero que você tenha escolhido um assunto interessante e que poste novos artigos com frequência. Mas, isso não é suficiente para tornar seu blog conhecido.

O Google pode lhe ajudar a ganhar uma certa reputação (se você aplicar técnicas de SEO), mas seu algoritmo baseia-se principalmente na “autoridade” do seu site. 

Essa autoridade é calculada com base em vários fatores, incluindo a “idade” do domínio e, sobretudo, links de sites de autoridade apontando para o seu blog.

Vejamos um exemplo: você tem um blog de culinária e um grande portal de conteúdo (como o Globo.com) o inclui na lista dos “10 melhores blogs de culinária para seguir em 2020”.

Certamente isso vai ajudar a ganhar autoridade com o Google (melhorar seu SEO) e aumentar seu tráfego em geral, pois várias pessoas são acessar seu blog a partir do Globo.com.

Porém, você não pode ficar esperando pela sorte para que seu blog se torne conhecido, certo? Neste artigo vou compartilhar dicas para você divulgar seu blog e receber mais visitas.

Dicas para divulgar seu blog

Agora vou dividir com vocês várias dicas que eu uso no 123 Dinheiro e posso garantir que dão resultado.

Produza conteúdo compartilhável 

Escrever muito é bom, mas, escrever artigos de qualidade é ainda melhor. 

Você já deve ter passado pela experiência de ler um artigo ou infográfico em uma página da Web e pensar: “Nossa, isso é realmente interessante, preciso compartilhar!“. 

Então, seu objetivo a partir de agora é produzir conteúdo compartilhável. Um conteúdo compartilhável deve ser interessante e útil para o leitor.

Esse tipo de conteúdo (que não precisa necessariamente ser um texto) ajuda a tornar seu blog conhecido por meio dos seus leitores. 

 

Participe de discussões e deixe comentários em outros blogs

Não existe só o seu blog na Web, obviamente. E mesmo no seu assunto, por mais específico que seja, você não é o único. Essa concorrência, em vez de ser um obstáculo ao seu crescimento, pode ajudar a dar visibilidade ao seu blog.

Cada blog traz idéias e opiniões diferentes. Debates são lançados, perguntas abertas são feitas. Portanto, não perca a chance de comentar nesses blogs, participar de conversas, abrir novos debates. 

Aos poucos você vai criar conexões com outros blogueiros e outros leitores. Eles ficarão intrigados com o seu ponto de vista, acessarão seu blog e o manterão nos favoritos. 

Se você tiver sorte, eles podem até citar você no próximo artigo. Um link para o seu blog? Pode ser o passaporte para a primeira página de pesquisa do Google!  

 

Dê opiniões diferentes e originais 

Se você permanecer na multidão e seguir o senso comum, ninguém vai lhe notar. 

Portanto, escreva artigos contra a corrente. Ou, adicione um comentário polêmico em outro blog. 

Por exemplo, se o seu blog é sobre futebol, escreva um artigo chamado “O time do Brasil e a arbitragem: por que eu acho que o Brasil não merece estar nas quartas de final”. 

Obviamente, você só deve escrever esse tipo de artigo se estiver em sintonia com o que está escrevendo, ou seja, deve ser sua opinião sincera. 

Pense nisso: você provavelmente não concorda com todos em sua área, portanto, não hesite em fazer sua voz ser ouvida quando o assunto puder interessar a várias outras pessoas.  

 

Use outros canais de comunicação 

Para divulgar o seu blog, não hesite em multiplicar os canais de comunicação: vídeos no YouTube, podcasts, contas no Facebook e Twitter, artes personalizadas… 

Não faltam redes sociais para promover seu blog, logo, não faltam maneiras de chegar diante dos olhos de seus leitores em potencial. 

Ter uma página no Facebook e uma conta no Instagram é o mínimo, acredito, mesmo sabendo que nem todos os blogueiros concordam comigo. A propósito, você já segue o 123Dinheiro no Facebook 

 

Escrever para outros blogs (guest post)

Com o tempo, seu tráfego aumentará e outros blogueiros entrarão em contato com você, dizendo que gostam muito do seu blog e propondo uma parceria. 

Pode ser uma troca de links, comentários nos respectivos artigos, participação em um evento de blogueiros ou até a possibilidade de você publicar um guest post. Guest post é quando você escreve um artigo para outro blog.

Essa última opção é a mais interessante: ao escrever um artigo de convidado em outro blog, você se posiciona diante dos olhos de muitos novos leitores e também aproveita a oportunidade para colocar links otimizados para seu próprio blog.

Além disso, não hesite em deixar que outros autores escrevam para o seu blog. Dessa forma você oferecerá aos leitores um estilo e um ponto de vista diferentes e, sejamos honestos, terá um artigo a menos para escrever na sua agenda!

A propósito, se você quer publicar um guest post no 123Dinheiro ou tem interesse em um post meu para o seu blog, não hesite em entrar em contato. 

 

Participe de eventos

Participar de eventos relacionados ao assunto do seu blog ou ao marketing digital como um todo é uma ótima forma de fazer novos contatos e fechar parcerias.

Pense em oficinas de culinária, encontros de fãs de videogame, afiliados, enfim, o que for relacionado à sua área. Os eventos são oportunidades para aprender, conhecer outras pessoas interessadas (e interessantes), além de fazer networking.  

 

Divulgue seu blog ao seu redor

Quase esquecemos disso, mas, a maneira mais fácil de divulgar seu blog é aproveitar seu círculo social mais próximo. Sejam seus amigos ou seus contatos do Facebook, todos podem se interessar pelo seu blog, então, aproveite e divulgue-o.

E se eles não estiveram interessados … podem conhecer alguém que esteja. A propósito,

espero que você tenha falado sobre o 123Dinheiro com seus amigos e conhecidos.

Obviamente, existem outras maneiras de divulgar seu blog, estou longe de ser um especialista no tema.

Não é uma tarefa fácil tornar seu blog conhecido, mas estou confiante de que, seguindo minhas dicas, você estará no caminho certo. 

 

Conclusão

Você está decidido a ter um blog de sucesso? Primeiro, sugiro que leia todos os meus artigos na categoria “Ganhar dinheiro com um blog”.

Agora é com você! Você já pensou em criar um blog? Você acha difícil? Quais são suas principais dúvidas sobre o assunto ? Me conte tudo!

[Total: 3    Média: 5/5]
RECEBA GRÁTIS SEU GUIA!

RECEBA GRÁTIS SEU GUIA!

 

Conteúdo inteiramente desenvolvido para ajudar você a encontrar maneiras de como melhorar sua renda e seu ganhos.

Aproveite e convide seus amigos. Uma boa dica, a gente compartilha!

Inscrição realizada com sucesso!

0 Compart.
Compartilhar
Pin
Twittar
Compartilhar